Bootcamp #7 – resumo do dia

Este não foi o melhor dos Bootcamps para a Equipa 27….. Por vários motivos.

Passaram 6 semanas desde o início do concurso. Desde então, temos dedicado todo o nosso tempo livre (e algum tempo não-livre!) à nossa participação no Energia de Portugal. Porque acreditamos no projecto My.Spakos! E porque, como é normal quando nos candidatamos a um concurso, queremos ganhar! Durante a semana trabalhamos arduamente no Homework que nos é pedido. E temos conseguido manter a liderança do concurso, bem como temos melhorado significativamente o nosso plano de negócio!

Indo directo ao assunto, o dia começou logo “menos bem”. 🙂 À chegada ao Bootcamp #7 deparámo-nos com a tabela de classificação. Sabíamos o que tínhamos feito e, por conseguinte, quantos pontos nos esperavam. Mas a tabela indicava um valor muito inferior… Onde estava o nosso esforço? Nenhuma das 84 entrevistas que realizáramos tinha sido considerada. Horas de trabalho (demoramos cerca de 30 min a falar com cada entrevistado, façam as contas) não contabilizadas para o concurso. Como era possível? Não entrando em pormenores, depois de muitas explicações, a Fábrica decidiu reavaliar as entrevistas submetidas por todas as equipas. E assim, passámos o dia de trabalho na expectativa de saber como estaria afinal o quadro da classificação geral. As novas classificações foram anunciadas ao final do dia, escritas ao lado da informação inicial. Foi uma surpresa grande, mais uma vez!

Pontos semana 7

A pontuação da Equipa 27 estava agora correcta. Mas caímos para o 4º lugar da geral, pois algumas equipas subiram vertiginosamente, chegando a verificar-se aumentos de mais de 3000 pontos, o que alterou toda a classificação. Se efectivamente alguma aquipa conseguiu realizar entre 300 e 600 entrevistas numa semana, só temos que lhes dar os parabéns! E se as regras da classificação impõem este critério como o mais relevante, obviamente aceitamos! Mas a forma como tudo isto se processou, com recontagem de pontos e reavaliação de todas as entrevistas sob o argumento de que muitas seriam sondagens… deixou-nos pouco confiantes e desmotivados.

Regras são regras. Mas têm que ser objectivas e claras. Uma entrevista não é uma sondagem, a diferenciação tem que estar definida e a avaliação tem que ser totalmente transparente. Todas as equipas dão o seu melhor e merecem sentir confiança na avaliação do seu trabalho. Reconhecemos todo o esforço que a Fábrica tem feito durante estas semanas, têm sido incansáveis. Mas fica a sensação de que nesta semana os critérios foram revistos em cima da hora e de que a volatilidade da classificação compromete o esforço de quase 2 meses. E isto desmotiva as equipas, que precisam agora de ânimo redobrado!

Pontos à parte, o Bootcamp seguiu a sua ordem de trabalhos, dedicada à Estrutura de Custos, Plano de Marketing e Pitch! Todo o Homework da semana se prende com estes temas e o desafio semanal é a Definição do Plano de Marketing. Temos também a dura tarefa de preparar um pitch de 5 minutos, que gravaremos no Bootcamp #8! Temos que meter mãos à obra, vai ser uma semana dura! 🙂

No Sábado passado foi ainda tempo para uma sessão fotográfica com o Expresso. Por isso, levámos traje de gala, as cores branca e azul da My.Spakos!

DSC00154

Mas tivemos um novo momento menos positivo! A caminho do estúdio a Helena deu uma enorme queda nas escadas, o que lhe deu direito a visita ao hospital, com pé imobilizado durante uns dias!

DSC00164

De qualquer forma, ainda fizemos a sessão fotográfica! Trabalho é trabalho! 🙂

O ponto alto da tarde foi a sessão do Zé Pedro Cobra, orador brilhante, com um poder de comunicação brutal, um sentido de humor único e a capacidade de nos fazer reflectir nas nossas prioridades de vida enquanto nos faz rir até às lágrimas! Obrigada Zé Pedro, estávamos a preecisar de um momento assim!

DSC00155

Em resumo, desanimámos um pouco no sábado passado, mas somos de fibra e já estamos recuperados! Espera-nos uma semana de MUITO TRABALHO! Daremos o nosso melhor, como sempre, pois acreditamos cada vez mais no projecto My.Spakos!

Advertisements

3 thoughts on “Bootcamp #7 – resumo do dia

  1. Boa tarde,
    Tenho seguido no vosso blog a prestação no Concurso, muitos parabéns!!

    Fiquei muito surpreso esta semana e até desiludido pela forma como foi feita a contagem dos pontos, seria certamente muito mais justo, fazer por blocos de entrevistas (ex: 1 a 50- 20 pontos; 51- 100 – 50 pontos e etc), Custa-me a acreditar que uma equipa que tem estado na dianteira de um concurso seja agora prejudicada pelo numero de entrevistas que realiza, acredito que a situação irá ser revista e que a minha sugestão de blocos seja considerada num evento futuro.

    Infelizmente pelo que percebi, o vosso trambolhão na tabela classificativa foi levado à letra pela Helena Vieira, as melhoras 🙂

    Não esmoreçam, o vosso projecto empreendedor tem tudo para ganhar, e mais uma vez muitos parabéns pelo vosso trabalho!!

  2. Obrigado pelas palavras simpáticas! De facto, ficámos bastante desiludidos. Temos tido uma prestação muito consistente no concurso e o sistema de pontos tem que ser definido de forma a reflectir a performance das equipas ao longo das 8 semanas. Mas não podemos perder o ânimo, the show must go on!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s